Armazenamento de dados: dicas para otimizar o storage

No artigo de hoje, trataremos de soluções para armazenamento de dados. Afinal, eles são um dos bens mais preciosos para as empresas na atualidade.

Do cadastro com informações pessoais dos clientes ao documento com o balanço financeiro da organização, toda hora estamos gerando mais e mais material. Logo, esse conteúdo precisa ser organizado, arquivado e compartilhado com segurança.

Para tanto, entra em ação o storage corporativo. Trata-se de uma estrutura de hardware e software capaz de guardar todo o volume de dados produzido. Porém, como escolher a opção mais adequada para seu negócio? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você nessa decisão:

1.    Dimensione a demanda por armazenamento de dados

Primeiro, você precisa entender qual é a real demanda. A resposta, geralmente, está ligada ao tamanho da empresa e ao segmento no qual ela atua.

Por exemplo, um pequeno escritório de contabilidade vai lidar com planilhas, relatórios e outros arquivos do tipo. São documentos relativamente fáceis de arquivar, pois requerem pouco espaço. Nesse caso, um simples dispositivo de storage será suficiente.

Já uma agência de publicidade, ainda que tenha o mesmo número de funcionários do exemplo anterior, vai precisar de mais armazenamento. Isso porque ela lida com design de imagens, edição de vídeo e outros materiais que ocupam bastante espaço em disco. Talvez seja necessário investir num servidor dedicado.

Na dúvida, vale a pena procurar uma consultoria de TI. Os especialistas farão um diagnóstico preciso da sua demanda e apresentarão as soluções mais adequadas.

2.    Invista na virtualização do storage

As soluções de storage em nuvem são uma ótima forma de conseguir resultados satisfatórios a baixo custo. Com elas, nem é preciso adquirir equipamento próprio para armazenar os dados da empresa, pois é como se você alugasse espaço num servidor alheio.

Saiba mais: Vai migrar? 3 verdades sobre o gerenciamento em nuvem

No entanto, grandes corporações ainda preferem contar com uma estrutura própria, que garanta mais segurança e autonomia de decisão. Nessas horas, é importante encontrar soluções que permitam a virtualização dos dados. Essa tecnologia otimiza o armazenamento físico e oferece acesso rápido às informações.

Trata-se de uma estratégia essencial para lidar com cargas críticas de trabalho. Afinal de contas, a produtividade não pode cair por causa de lentidão no sistema, né?

3.    Prefira soluções práticas e escalonáveis

Um dos grandes riscos do storage corporativo é o superdimensionamento. Com medo de que o hardware fique defasado, ou não dê conta do serviço, as empresas acabam pagando caro por uma estrutura muito maior que o necessário. O resultado é que os equipamentos ficam subutilizados, mas consumindo bastante energia. Imagine o prejuízo!

Para reverter essa situação, sugerimos opções escalonáveis. Isso significa que a infraestrutura é dividida em módulos individuais. Quando o armazenamento chega próximo ao limite, basta acrescentar mais um módulo para fazer o upgrade, sem necessidade de substituir os dispositivos anteriores. Resumindo: o crescimento acompanha a demanda.

A HT Solutions trabalha com diversas soluções para storage corporativo. Entre elas, destacamos HPE GreenLake, HPE Primera e HPE Nimble Storage. Todas elas são sinônimo de qualidade, segurança e eficiência para seu negócio.

Quer saber mais? Acesse os links acima para conferir outras informações! Ou, se preferir, entre em contato para falar um de nossos especialistas.

 

Foto: iStock/gorodenkoff

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.