TRT4: PLATAFORMA DE BACKUP EM DISCO AGILIZA PROCESSOS DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4º REGIÃO

Solução apresentada pela HT Solutions agilizou os backups de dados, simplificou o gerenciamento e preservou os futuros investimentos através de upgrades do TRT4. O suporte garante melhorias e traz mais segurança ao órgão do judiciário gaúcho.

Dentro do Sistema Jurídico do Rio Grande do Sul (RS), o primeiro grau da Justiça do Trabalho é composto por 132 varas do trabalho e 10 postos avançados distribuídos em 65 municípios. Em Porto Alegre, capital do Estado, estão sediadas 30 das 132 varas. O segundo grau é representado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT4), que também funciona como sede administrativa da instituição. O órgão é responsável por atender ações procedentes da relação de trabalho, de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O TRT4 possui 11 turmas julgadoras e quatro seções especializadas. Além disso, também é composto por 48 cargos de desembargadores, 247 juízes e 3.540 servidores.

A instituição atuava em seus ofícios com dois Appliances de backup em disco Quantum em dois sistes distintos com aproximadamente cinco anos de uso e plataforma de software de backup IBM TSM – Spectrum. Com o aumento na quantidade de digitalização de processos jurídicos, o sistema tornou-se inapropriado para suportar as demandas. Assim, o TRT4 optou por abrir um processo de licitação para a aquisição de novos Appliances que suportassem os próximos cinco anos do órgão.

A tecnologia de deduplicação global – sistema que analisa, identifica, remove a duplicidade nos dados e diminui a quantidade de informação a ser manipulada e armazenada – já era conhecida pela equipe do TRT4 e empregada na solução da Quantum. Porém, a principal transformação para o cliente foi a tecnologia de deduplicação com o uso de containers: um para VMS, um para Banco Oracle, outro para arquivos file server e assim por diante. Com isso, o processo se tornou mais rápido e atingiu basicamente os mesmos percentuais de redução de espaço

A solução vencedora na licitação é constituída de dois equipamentos Storeonce 5500, serviços de implementação e treinamento. Além de cumprir todos os requisitos técnicos especificados no processo de compra, a HT também apresentou o melhor valor final. A solução foi baseada em produtos HPE Storage, o HPE Storeonce 5500 se mostrou uma excelente plataforma de backup em disco em constante evolução com as tendências de mercado. A deduplicação segmentada – ou por container – permite que durante o processo se obtenha o “match” de blocos mais rápido, o que torna a janela de backup mais eficiente.

O processo de compra governamental do órgão envolveu dois Appliances Storeonce 5500 com 224 TiB úteis (sem considerar Dedup e Compress), replicação unidirecional entre Sites, conexão SAN FC 16Gb e LAN 10Gb. A plataforma conseguiu trazer uma maior segurança ao TRT4, pois trata-se de uma solução com componentes HW redundantes, velocidade através da tecnologia de deduplicação HPE, proteção de investimento através do suporte global e possibilidade de upgrades futuros.

Além disso, outros Tribunais espalhados pelo país também aderiram ao processo, o que soma um total de seis unidades que utilizam a solução.

Outros cases